Quem é que não tem em casa pilhas e baterias usadas e não sabe o que fazer com elas. O problema se deve ao fato de que não podemos simplesmente descartá-las no lixo comum pois é uma prática proibida e altamente nociva ao meio ambiente. A composição desses materiais contém elementos tóxicos prejudiciais a saúde e a natureza. E o pior é que a decomposição é bastante lenta: pode levar até 500 anos. Lembre-se disso da próxima vez que for comprar uma pilha. Que tal levar uma recarregável que tem vida útil bem maior que a tradicional?
Em Curitiba, uma ótima opção para fazer o descarte de pilhas e baterias são os terminais de ônibus. Um caminhão de coleta de lixo tóxico fica estacionado, cada dia da semana nas proximidades de um terminal de ônibus da cidade, para recolher esse tipo de material. O serviço funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 15 horas. Para saber o cronograma de coleta acesse http://www.curitiba.pr.gov.br/multimidia/00114066.pdf
Para quem mora ou frequenta São José dos Pinhais, a dica é deixar as pilhas e baterias no shopping da cidade. Assim, você colabora com meio ambiente enquanto se diverte ou faz compras, sem perder tempo. O “papa-pilhas” do Shopping São José fica no piso L1, ao lado do caixa do estacionamento.
😉