Receita de sabão líquido

Para começar muitíssimo bem essa semana preparamos uma matéria especial que ensina a fazer sabão líquido com a reutilização de óleo de cozinha. Acompanhamos todo o processo de fabricação do produto de limpeza e produzimos um vídeo para que você possa fazer o seu próprio sabão em casa.

A receita é muito fácil e rápida de fazer, fica pronta em cerca de 30 minutos. Apesar de ser caseiro o sabão limpa muito bem e pode ser utilizado na lavagem de roupas, sapatos, tapetes, calçadas, louças, para limpar chão e no que mais você quiser. Vai ficar tudo bem limpinho e sem sacrifício.

O sabão sustentável faz parte de um projeto de educação ambiental desenvolvido na Unidade de Educação Integral da Escola Municipal Lapa, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Lá foi feito todo um trabalho de conscientização com os alunos sobre o correto descarte do óleo de cozinha usado, campanha de arrecadação de óleo e a produção do sabão ecológico junto aos pais, que puderam levar uma amostra do produto para casa.

Estão à frente dessa bacana iniciativa as professoras Lucimar Bueno, Francisca Maria e Carolina Patrícia. Fica o nosso agradecimento especial à professora Lucimar (que também é minha tia) que gentilmente produziu o sabão para a gravação do vídeo.

A receita completa para impressão você confere abaixo e o vídeo com o passo a passo no link do Youtube http://youtu.be/mCz5nq4TZFo.

Receita de sabão líquido

Ingredientes

2 litros de óleo de cozinha usado
1 litro de álcool combustível
Meio quilo de soda cáustica
2 litros de água fervente
14 litros de água fria
Outros 14 litros de água fervendo
1 tambor de plástico resistente de 30 litros
1 ripa comprida

Modo de preparo

Adicione no tambor o óleo usado, o álcool combustível, a soda cáustica e acrescente dois litros de água fervendo. Tome cuidado com forte vapor e mexa bem. Tem que mexer até que os ingredientes se incorporem bem. O que não demora. Você pode optar por adicionar a água fervente restante assim que estiver tudo bem misturado ou esperar até que a mistura fique mais pastosa. É opcional e depende muito se a água que está no fogo já está fervendo ou não. Assim que ferver e já estiver tudo misturado pode colocar. Despeje 14 litros de água fervendo e mexa mais um pouco. Adicione os outros 14 litros de água fria. Daí é só dar mais uma boa mexida e já está pronto.

A receita rende cerca de 25 litros de sabão.

Anúncios

183 comentários sobre “Receita de sabão líquido

    • Eu quero ajudar! disse:

      Oi, Maria Oneide. Pode ter acontecido de a água não estar bem fervente e de você ter utilizado uma soda de baixa qualidade. A marca recomendada é a Bel. Você pode tentar consertar a receita dividindo ela ao meio e acrescentando um pouco de água fervendo e mais um pouco de soda. Ou então, tente fazer tudo novamente com essas dicas. Boa sorte.

      • Vanusa neves costa disse:

        Tentei fazer o sabão líquido mais coloquei, dois litros de óleo e dois de álcool,meio kg de soda sol,usei água fria.O óleo ficou por cima,será q tem conserto??

      • E. Barsanulfo disse:

        Há muitos anos faço sabão diversos, inclusive esse, 85% das vezes fica excelente, outras vezes dá errado. Qdo. dá errado é só dar um tempo e ir mexendo uma ou duas vezes ao dia 10′ ,ou acrescentar 500g até 1Kg de amido (fubá) dissolvido em água fria, o resultado costuma ser imediato. Obs.: uso soda 96% pura (Sol ou Politriz), Álcool 92 INPM = 96 GL. Sei que a receita
        acima também dá certo.

  1. Janilda disse:

    fiz o sabão do jeito que está na receita mas só troquei a marca da soda porque não achei a soda bel ficou todo duro .Na hora que fiz parecia otima depois esfroiu não ficou liquido O que fazer para concerta-lo

  2. Márcia disse:

    Ola boa noite,meu nome é Marcia,ja fiz outras vezes essa receita e sempre acertei,mas hoje fiz duas receitas separadas e uma nao deu ponto e o processo e ingredientes foram os mesmos.O sabao nao criou consistencia,ficou cor creme e bem aquoso em uma receita e na outra ficou maravilhoso,ponto de detergente,o que faço pra concertar ele,por favor me ajudem,obrigada.

    • dilma disse:

      Olá boa tarde, fiz a receita com óleo limpo, mais quando coloquei o óleo. o alcool, soda e a agua quente que misturei tudo ficou com um pouquinho de óleo por cima ai coloquei mais uma pitadinha de soda, tornei a misturar. Coloquei os demais ingredientes da receita mais no final que coloquei a agua fria ficou sem consistencia tipo agua mesmo, mais a diferença que espuma. Será que foi a pitada de soda que coloquei depois que causou essa diferença? Por favo a me ajude se for possível, desde ja agradeço.

      • Patricia disse:

        Fiz um sabão líquido de álcool mornei a água adicionei um pouco de soda um litro de óleo e um litro de água e não deu certo ficou uma espuma por cima e uma água rala em baixo como faço para conserta

  3. ROSIMERI disse:

    Bom Dia!
    Fiz a receita e ficou muito boa- a unica coisa é que quando fica parado cria uma espécie de massa na superfície; pra usar eu estou sacudindo o frasco e misturando tudo. Quero ver se na proxima produçao eu tenho uma receita mais homogênea. Pra louca e calçada é maravilhoso- na roupa, como fiz no domingo passado, estou esperando amadurecer mas a soda.
    Muito abrigado pela receita!

    • Jonatas Paulo Borges disse:

      Esta receita está com excesso de soda. Diz 500g de soda bel que é 99% de concentração para 2 litros de óleo. Na prática, 250g de soda para cada litro de óleo. O recomendado é 136g de soda com concentração igual ou maior que 97% para cada litro de óleo a ser utilizado. Esta borra branca que fica no seu sabão é o excesso de soda ainda reagindo em contato com o ar e a luz. Já fazem 9 meses que faço sabão líquido e utilizo a regra de 136g de soda.

      • Angela disse:

        Bom dia. ..Então eu posso colocar 3 litros de óleo para as mesmas 500 gramas de soda 97%. Se sim, a quantidade de álcool é a mesma. ?

      • Amarildo disse:

        Bom dia Jonatas, eu estou tentando fazer o sabao liquido para comercializar aqui na minha cidade, ontem a noite fiz 3 receitas dessa dividida por 20, só para testes, e em duas eu fiz com o oleo quente, ele mostra o traço, mas na hora de por a agua ele coalha, fiz tbm com a quantidade de 140 gramas para cada litro de oleo e tbm deu errado, sera que pode ser a temperatura ambiente??? Outra coisa depois de alguns dias, agora que o clima esfriou, ele ficou uma gelatina bem grosso, o que pode ser feito para ele nao virar gelatina??? E se deixar no sol ele volta ao seu ponto inicial, tentei fazer com menas soda pq o ph dele estava dando muito alto, tava usando 250g para cada litro de oleo..se puder me ajudar com algumas dicas ficarei muito grato…

      • Maria Motta disse:

        Concordo com Jonatas Paulo Borges…muita soda, e a soda geralmente tem que ser misturada com agua no ponto de leite pra nenem, morno, depois oleo, e o alcool Etanol e bater bastante até ficar ponto de caramelo…ai restante da receita…

  4. Eliane Rufino Silva de Souza disse:

    Já fiz duas vezes, e realmente é maravilhoso! Ainda mais que minha casa é muito grande, economizei alguns reais. Lavo tapetes, pano de prato, pano de chão. Ele limpa mais do que o sabão industrial . Indiquei pra outras pessoas e elas adoraram. O macete é a água estar fervendo bem.

  5. Ercio yuata disse:

    Olá. Depois de um tempo, um ou dois meses por exemplo, a mistura desse detergente não se separa ?? Ou seja, o óleo não coagula e solidifica no fundo da mistura ???? A soda caustica não prejudica as maos, causando descamacao ???

  6. Domiciana Alencar disse:

    Fiz o sabão ficou com uma textura maravilhosa mas no outro dia ficou grosso (uma pasta grossa) oqeu aconteceu? O posso fazer para melhorar o produto.

  7. Juceli disse:

    Olá ja fiz o sabao varias vezes no inicio fica bom depois que esfria ele fica grosso sigo a receita a risca nao sei o q da errado, vcs ja viram como fica depois que esfria o video nao mostra o depois.Obg.Aguardo Resposta.

    • Roselita disse:

      Fiz a receita mas como nao tinha recepiente Para a receita completa fiz pela metade dos ingredients mas nao da espuma na maquina,ficou oleoso,eu usei oleo limpo,e alcool comum e a soda escorpiao,na minha cidade nao tem da marca.

  8. deili disse:

    Gente eu fiz e nao percebi a etapa de inicio que vai apenas 2 litros de agua quente .. entao ja joguei logo os 14 litros. Nao deu co sistencia nenhuma. Ta bem aguado! O que faço? Da pra concertar? Uso assim ou jogo fora?
    Me ajudem, por favor!

    • Lucimar disse:

      Que loucura Meire! Segundo a tabela de saponificação, para cada litro de óleo, são 136 grs de soda. Fica perfeito e espuma muito. Tanto o líquido quanto em barra. Ah! E tem que bater bem antes de pôr a água.Até virar uma pasta clara

  9. Ana Paula disse:

    Preciso deixar o sabão em repouso por alguns dias antes de usar? Deu certo mas quando usei agrediu a pele, ficando ressecada. Usei um dia após o preparo.

  10. Marcos Roberto Pires de Godoy disse:

    É mais uma dica tbm pra economisar agua ao lavar louça com o sabão liquido que vcs me ensinaram é simples depois de esfregar a buxinha com sabão em copos talheres pratos e panelas antes de exaguar coloque algumas gotas de vinagre ou limão na mão e pode enchaguar a louça que vai sair o liso do sabão mais rápido economisando agua e tempo obrigado a todos vcs do site e feliz ano novo sempre pensando em ajudar o meio ambiente e todos os seres beneficiários do eco-sistema

  11. Mary Lis disse:

    Eu fiz e ficou aguado e com umas gotinhas de óleo na superfície, gostaria mais cremoso tipo o industrial; talvez se colocando menos água engrossaria?

  12. nanci rosangela disse:

    Hoje fiz um sabão liquido o qual já era costumada a fazer, e dava certo. Que decepção. Não funcionou. Coloquei: 1 kl de soda derretida em 2 lits de agua quente, 3 lts de óleo coado e quente, 2 lts de álcool do posto e 5 ml de essência de eucalipto. Depois de mexer bem acrescentei uns 40 lits de agua quente, mais não funcionou ficou ralo com uma cor de café com leite. Mais para tentar concertar coloquei mais meio k de soda, 1 litro e meio de óleo quente e 1 lt de álcool quando deu consistência despejei no balde do outro que havia estragado, pior continuou do mesmo jeito. Como sou insistente ainda tentei alguns testes. Peguei meio lt da mistura e fervi. Não funcionou! . Em seguida coloquei meio lt da mistura no liquidificador e bati. Nada! Tudo continuou igual.
    Por favor, se vocês puderem me ajudar me responda. Pois foi muito produto estragado.

  13. Ivone disse:

    Olá, sempre faço esta receita que é maravilhosa, inclusive consegui quebrar a resistência da família e agora todos pedem sempre. De uns tempos para cá passei a usar soda líquida e dava certo do mesmo jeito, da última vez ficou aguado e gorduroso, como faço para consertar?

  14. ROSANA zorzetto disse:

    fiz a receita certa porem naõ encontrei na minha cidade a soda bel mai sim a indaiá resultado ficou uma espuma branca por cima e fiou levimente grosso e agora

  15. Lucimar disse:

    Fiz este sabão o primeiro ficou grosso cor de leite, agora tento fazer mas fica aguado e com pouco de gordura tem como consertar ele. Obrigado

  16. Adriana disse:

    Tudo bem, fiz o sabão ficou com aparência perfeita, mas quando uso nas roupas está deixando cheiro forte de óleo e as roupas gordurosas, pq? Tem conserto? Obg

  17. francys disse:

    Oi boa tarde
    Gostaria de saber como recuperar meu sabão que virou água.
    Fiz tudo direito.
    Só foi chegar uma pessoa em casa,pronto virou água😞

  18. Adriana disse:

    Oi desculpe, mais a vez, consegui tirar o cheiro do óleo da roupa esquentando de novo acrescentando água e essência, virou gelatina, coloquei mais água,passa alguns dias vira gelatina de novo posso ir acrescentando água? Não fica fraco?

  19. Amarildo disse:

    Ola fiz esta receita, ficou otimo mas agora que o clima esfriou ele endurece na garrafa pet e fica até dificil de tirar!! Pq ocorre isso???

  20. Elis disse:

    Olá boa tArde!!
    Nessa receita pode acrescentar bicabornato de sódio , lauril e amida pra dar uma turbinada ?
    Também vi uma receita que Vai açúcar e glicerina

  21. Elis disse:

    Olá boa noite !
    Eu gostaria de saber se é possível incrementar um pouco mais esse sabao liquido com bicabornato ,glicerina eagua oxigenada 10 volumes para limpar mais as roupas essas são os ingredientes do vanish menos a glicerina que serve para o sabao ficar em gel

  22. Rosélia Martins dos Santos disse:

    Boa noite. Fiz essa receita e sempre ficou maravilhoso. Só que agora com o frio ele está ficando muito pastoso ( depois de vários dias) não fica líquido como no verão. Será pq? E como consertar?

  23. Fátima Moraes disse:

    Bom dia, preciso de ajuda fui fazer o sabão, adicionei 1 l a mais de álcool e óleo com 1 kg de soda, não deu certo o que faltou? Me ajude

  24. derli disse:

    Fiz o sabao deu certo ,na segunda receita o sabao liquido fico ralo e deu muita espuma por cima. agora nao sei o que fazer cada vez que mexe mais espuma da e ta iritando as maos

  25. Sabrina Gomes disse:

    Faço sabão líquido com 1 litro de óleo usado a medida da soda é uma latinha daquelas de molho pomarola cheia de sodaasoda tem que ter 99% de pureza pois se nao ,não da certo,1 litro de álcool 96%,2 copinhos de iogurt de sabão em pó ,e dois copinhos de iogurt de detergente dê o litros de água quente.coloque a soda em um recipiente de plástico alto e grande para que não ocorra acidentes da água que está quente coloque um litro sobre a soda e mexa com a ajuda de uma Pa a minha PA eu mesma fiz com o Cabo bem comprido usei madeira em seguida coloque o álcool mexa novamente coloque o sabão em pó e o detergente mexa e acrescente a água quente aos poucos e continue mexendo .após acrescentar toda água tampe e deixe esfriar.obs :se por acaso o sabão não virar e ficar uma nata por cima e a água por baixo leve ao fogo para esquentar bem e deixe esfriar novamente que dará ponto ok!

  26. Rosélia Martins dos Santos disse:

    Gostaria de saber pq o sabão endurece no frio. Fiz várias vezes no verão e fica perfeito. Agora no inverno depois de dias ele fica muito pastoso? Tem como resolver?

  27. Rosélia Martins dos Santos disse:

    Bom dia, gostaria de saber pq o sabão endurece no frio, inverno. Pois fiz várias vezes no verão e ficou maravilhoso e agora no inverno depois de uns dias fica muito pastoso. Como consertar?

  28. Maria de fatima disse:

    Meu sabao liquido nao está dando espuma direito e está deixando um cheiro nao muito agradável nas roupas e eu nao posso usar amaciante sou alérgica a cheiro.o que eu faço?

  29. léia alves disse:

    fiz o sabão liquido e adorei é espetacular, muito bom msm, logo quando fiz axei q não ia dar consistencia ele ficou bem liquido mais depois fui mexendo duas vezes por dia e ele foi ganhando consistencia foram uns tres dias assim mais ficou maravilhoso.
    usei a soda caveira eh a q tem na minha região ela eh muito boa, #ficaadica# muito obg pela receita

  30. Vítor dos Reis Paula disse:

    Acabei de fazer essa receita, o detalhe é que eu dobrei a receita por ter um recepiente maior e ficou igual ao detergente de supermercado.
    Até a cor , cor de mel.

  31. Adilson disse:

    Olá..eu faço meu próprio sabão líquido….e quando esfria muito ele fica com uma consistência mais Grossa parece gel…não gosto disso se alguém puder me ajudar a resolver esta problema agradeço ….

  32. léia alves disse:

    gostei muito do sabão liquido ja fis ele duas vezes, só q da ultima vez q fiz modifiquei um pouco a receita, fiz apenas meia receita e coloquei mais soda coloquei meio quilo de soda, e gostei mais pois fica mais consistente e espuma mais, mais a receita eh maravilhosa, agradeço pela receita

  33. Thunna disse:

    No vídeo você disse para colocar meio quilo de soda cáustica(500g), mas você despeja um potinho de 1000g (um quilo). Fizemos tudo corretamente como a sua explicação com meio quilo como você fala e não deu certo.É preciso compartilhar as receitas com rigor e corretamente, para que não aconteça casos assim, pois tudo custa caro nesse país.Compramos mais soda hoje e vamos tentar corrigí-lo, senão será dinheiro jogado fora.

  34. DENISE MORIYAMA disse:

    GENTE SOCORRO ….MEU SABÃO VIRA AGUA EMBAIXO E FICA DIVIDO ..SEMPRE FIZ A RECEITA DE 1 LITRO DE OLEO , 1 LITRO DE ETANOL E 500 GRS DE SODA ANTES ERA A BUFALO MAS NÃO FABRICA MAIS E NÃO TEM MAIS AQUI EM MINHA CIDADE …ESSA SODA BEL SÓ NO PARANÁ QUE TEM AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO NÃO TEM ….VEIO UMA NOVA ELETRICA COM 98 % MAS MESMO ASSIM NÃO DEU PONTO NO OUTRO DIA SEPAROU …….NA HORA QUE FIZ PARECIA UM DOCE DE LEITE CREMOSO PONTO DE SEMPRE …
    FOI DEPOIS QUE ESFRIOU E TAMBEM TEMOS Q VER Q A SODA BUFALO ACABOU DAI ENTÃO NÃO DA MAIS PONTO EU ESTAVA SOBREVIVENDO DISSO MAS AGORA ESTOU NO DESESPERO ,,,

    SEMPRE USEI ESSA FORMULA POR QUE NÃO ESTA DANDO CERTO MEUS CLIENTES ESTÃO REVOLTADOS E QUEREM O SABÃO ..
    ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR ..
    ENCAMINHE PARA MEU EMAIL
    ESSA RECEITA AQUI DO VIDEO NÃO FIZ TENHO MEDO DE NÃO DAR CERTO
    O Q FAÇO ? SOCORROOOOOOO

  35. eva disse:

    Fiz ontem meu sabao liquido ficou lindo igual estar no video mais hoje manheceu uma água branca perdeu toda consustencia o que fasco pra aproveitar e não perder o sabão?

  36. Rodrigo Melo disse:

    Bom dia
    Usei todos os seus procedimentos, o sabão ficou muito bom.
    Porém não espuma.
    O que devo fazer?
    Espero respostas
    Muito obrigado!

  37. Vanda Kemp disse:

    Das muitas receitas que recebi dos amigos, uma delas dizia que adicionava Lauril para espumar. Outra dizia que se colocaria sabão em pó, 1 copo… Bem, mas meu problema é que o meu sabão separa ficando uma massa branca em cima e um líquido amarelo em baixo. Como faço pra meu filho vender, isso está dando problema… Outra coisa: quando coloco essência na massa do sabão, ele talha todo ficando com a consistência de uma ambrosia. Mas depois a essência não se fixa e o sabão fica sem cheiro. Existe algum produto para se fixar o aroma no sabão? Obrigada.

    Vanda Kemp
    ..

  38. Vanda Kemp disse:

    Meu sabão fica com uma parte branca, gelatinosa, em cima. Se separa. O que faço para isso não acontecer?. Quando coloco essência na massa do sabão ele talha ficando como uma ambrosia. Que fazer para isso não acontecer? Meu sabão perde o cheiro do perfume que eu coloco nele. Existe algum fixador para o perfume do sabão?

    Obrigada,

    Vanda Kemp

  39. Leide disse:

    Fiz uma receita assim 2 lts de oleo1 k de soda 2 lts de alcool de posto 2 lts de agua fria e 45 lts de agua quente quase fervendo sempre deu certo dessa vez ficou mole e separou o oleo do restante o que faco para consertar

  40. Rosenil disse:

    Eu fiz o sabão líquido de álcool mais com óleo limpo e água fria, porém ele ficou gorduroso com uma nata de óleo. Tem como consertar não queria perder meu sabão

  41. Walace disse:

    Eu fiz e o meu com 30litros de água quando esfriou ele ficou igual um gel ,fui fervi mais água e coloquei o total de 45 litros , você acha qie vai da errado ?

  42. CLEIDE FELISBINO DA SILVA disse:

    Boa tarde.

    Fiz pela terceira vez a receita do sabão liquido usando óleo de cozinha.

    Segui a seguinte receita:

    1 kilo de soda cáustica
    Usei 1 medida e meia do frasco da soda, de água fria para dissolver a solda.
    Depois coloquei os 2 litros de óleo
    Sempre mexendo bem.
    Depois coloquei os 2 litros de alcool combustível.
    Mexi até que criasse uma nata em cima.
    Essa mistura, adicionei à 30 litros de água fria e deixei batendo no tanquinho. Durante o processo, adicionei 500 ml de Vanishi, o que deixa o produto branco.
    Até então a consistência estava ótima.
    Mas aí começaram os problemas. Depois de algumas horas, quando esfriou, aquilo virou um gel, que chegou até a endurecer. Nunca aconteceu antes. Onde será que eu errei? Será que inverti alguma etapa do processo? Por favor, me ajudem.

    Meu nome é Cleide Silva e meu e-mail é :

    cleidemanicure@gmail.com

    Obrigada.

  43. Girlayne disse:

    Gostaria de saber quanto tempo devo esperar para usar o sabao?, e mais uma coisa, sinto uma oleosidade quando pego no sabao mesmo depois que lavo as maos?

  44. Iris Valeia Soares da Silva Franca disse:

    eu fiz um sabao liquido e ficou com o cheiro de alcool muito forte ,e ja tem quinze dias que eu fiz, oque faco para tirar o cheiro

  45. Rocelia de Lima Paiva disse:

    por favor gostaria de fazer uma pergunta, já fiz algumas receitas de sabão liquido usando o óleo, so que quando vou lavar a roupa, depois de seca fica um cheiro de óleo. Como faço pra resolver isso.

    • Valdirene disse:

      Boa noite gente , meu sabão de álcool liquido aparentemente esta tudo certo está bem homogêneo mas ele não espuma da pra concertar 🤔🤔🤔

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s