Cadastro de voluntários na Operação Inverno 2016

O inverno começa oficialmente no próximo dia 21, mas a Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), inicia a partir desta quarta (1º) a Operação Inverno 2016, que amplia o atendimento à população em situação de rua nos meses mais frios do ano. A novidade este ano é a criação de um programa de voluntários, em que qualquer pessoa com mais de 18 anos poderá se inscrever para auxiliar no atendimento aos moradores de rua, seja nas abordagens à noite, seja no trabalho de albergagem.

Criada em 2013, ano em que Curitiba registrou um dos invernos mais rigorosos dos últimos dez anos, a Operação Inverno amplia o número de equipes de abordagem social nas ruas e aumenta emergencialmente o número de vagas de acolhimento na cidade. O programa será realizado com apoio da Defesa Civil, que fará a recepção, treinamento e encaminhamento dos voluntários.

Os voluntários vão atuar tanto no trabalho de abordagem social nas ruas, ao lado de educadores e assistentes sociais, como dentro das unidades de atendimento, onde a pessoa atendida pode fazer a troca de roupa, alimentação, higiene pessoal e albergagem.

O interessado deve ter mais de 18 anos e disponibilidade de horários (o voluntário poderá trabalhar até 6 horas semanais). Para participar, é preciso se cadastrar pela internet no site http://www.curitiba.pr.gov.br/cadastro-voluntario-doe-calor, e aguardar o contato da Defesa Civil.

Na edição deste ano da Operação Inverno serão oferecidas 1.317 vagas de acolhimento nas 18 unidades de atendimento à população em situação de rua de Curitiba. Em caso de emergência, outros três espaços da Defesa Civil estão preparados para receber moradores de rua que aceitarem o atendimento.

Como ajudar

A campanha do agasalho de Curitiba, a Doe Calor, já tem postos de coleta espalhados pela cidade. Os endereços podem ser conferidos no site www.doecalor.com.br. Além da doação, existe a possibilidade de se adquirir vale-cobertores no valor de R$ 10. Mais informações pelo telefone (41) 3040-1500.

Doações de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos podem ser feitas pelo Disque Solidariedade, solicitado pela Central 156.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Anúncios

Um pensamento sobre “Cadastro de voluntários na Operação Inverno 2016

  1. Vanessa disse:

    Boa noite, quero muito ser voluntária no hospital, por favor me respondam, como proceder…. Muito obrigado

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s