Como prevenir o câncer de mama

O câncer de mama é uma complicação de saúde seríssima, porém reversível. Mas, para isso, é necessário que a doença seja diagnosticada no estágio inicial, o que diminui, consideravelmente, a taxa de mortalidade. Existe um movimento de conscientização conhecido como “Outubro Rosa”, criado com o intuito de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Esse movimento é de extrema importância, principalmente, para que nenhuma mulher ignore o fato de que o exame de mama deve ser feito periodicamente.

No entanto, assim como os demais canceres, o câncer de mama pode evoluir e tornar-se irreversível. Além da própria vida, as mulheres com a doença podem ter que retirar os seios, o que pode gera uma série de problemas. A boa notícia é que o câncer de mama tem prevenção. Confira dicas de como prevenir o surgimento do câncer de mama:

Exame anual: a mamografia é o exame de avaliação dos seios em busca de possíveis nódulos providos do câncer de mama. Felizmente esse tipo de câncer é fácil de ser curado, se, logicamente, houver um diagnóstico preciso e precoce. Ao realizar o exame, os resultados serão avaliados pelo médico, e, se houver alguma anormalidade, o tratamento será indicado com base no diagnóstico. Qualquer mulher de qualquer idade pode fazer o exame, porém se a pessoa tiver mais de 40 anos, a realização deixa de ser opcional e se torna obrigatória.

Observe o histórico familiar: o histórico familiar pode determinar as chances de uma pessoa desenvolver ou não o câncer de mama. Isso ocorre pelo fato do fator genético influenciar completamente no desencadeamento de complicações do gênero. Se algum parente seu tenha tido outros tipos de câncer, faça anualmente e desde cedo, os exames de diagnóstico.

Boa alimentação: a alimentação influencia diretamente no surgimento ou não de vários tipos de cânceres. Inclusive, alguns alimentos, como as frutas e os legumes vermelhos, são frequentemente associados ao combate do câncer de próstata. O fato é que a alimentação influencia diretamente no surgimento de várias doenças, e com o câncer de mama não seria diferente. Por esse motivo, procure ingerir diariamente alimentos do gênero vegetal, como frutas e verduras.

Pratique exercícios físicos: os benefícios dos exercícios físicos vão além da perda de peso. Segundo alguns especialistas, a prática regular de atividades pode diminuir as chances de uma mulher desenvolver o câncer de mama. Essa tese é embasada no fato dos exercícios físicos diminuírem os níveis de estrógeno, um hormônio que possivelmente aumenta as chances de uma mulher desenvolver essa doença. Além de ser benéfico neste aspecto, os exercícios propiciam inúmeros outros benefícios para a nossa saúde.

O estresse faz mal: pode parecer improvável, mas é possível, sim: o estresse pode contribuir no desencadeamento do câncer de mama. Segundo algumas pesquisas, esse distúrbio psicológico pode dobrar as chances de uma mulher desenvolver a doença. Para resolver esse problema, há várias soluções possíveis. Procure, por exemplo, realizar atividades prazerosas como cantar, jogar videogame, praticar yoga, meditação ou qualquer outra atividade de sua preferência. Ao realizar tais práticas, a tesão cerebral tende a diminuir e o estresse também.

Fonte: ilovesaude

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!