Quem não tem algum equipamento eletrônico estragado, ou sem uso, em casa que atire a primeira pilha. A boa notícia é que você poderá dar um destino correto a esse lixo eletrônico neste fim de semana. A campanha E-Lixo, promovida pelo SESCAP-PR, vai recolher computadores, impressoras, televisores, rádios, câmeras, celulares e outros resíduos dessa categoria neste sábado, dia 30, no estacionamento do parque Barigui (entrada pela Rodovia BR-277), das 9h às 17h.
Esta é a quarta edição da campanha na capital paranaense, que teve forte adesão em suas etapas anteriores, resultando em quase 30 toneladas de materiais recolhidos apenas em Curitiba. O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e apoio do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).
Estima-se que, por ano, sejam descartados no Brasil mais de 50 milhões de equipamentos que, quando rejeitados da maneira incorreta, tornam-se um grave problema ambiental, especialmente pelos metais que o compõem, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outras substâncias tóxicas.
O que descartar?
Lixo eletrônico é todo resíduo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos, como computadores, monitores, televisores, rádios e equipamentos de som, aparelhos e telefone e celulares, aparelhos de fax, impressoras, câmeras fotográficas, entre outros.
Destino do material
O material recolhido será enviado à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) de Campo Magro, administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, onde é feita a triagem e destinação para empresas especializadas mediante leilão. Os fundos arrecadados com a venda da sucata serão revertidos para projetos sociais da própria instituição e da Fundação de Ação Social (FAS).
Obrigado pela dica, parabéns!