Campanha de prevenção do diabetes na Boca Maldita

Nesta quinta-feira (13), a Associação Paranaense do Diabético (APAD) promove uma campanha de prevenção do diabetes, na Boca Maldita, das 10 às 16 horas. Haverá avaliação gratuita de taxa glicêmica, aferição da pressão arterial e avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC).

“Todas as pessoas que passarem pela tenda poderão realizar o exame e receber orientações de profissionais da saúde. A expectativa é realizar mais de mil testes durante o evento e levar informação para o maior número de pessoas possíveis”, afirma Helenice Martins, gerente da associação.

Novembro é o mês de conscientização sobre os riscos do diabetes em lembrança ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14). Só em Curitiba, mais de 52 mil pessoas são diabéticas e recebem acompanhamento do município, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.

“O Brasil tem mais de 12 milhões de diabéticos, sendo que apenas um milhão possui uma rotina de cuidados como deveria, segundo a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD). Este ano, o lema da campanha está relacionado à vida saudável que pode não só prevenir a doença como mantê-la sob controle”, explica Helenice.

A ação é importante, pois, apesar de não ter cura, o diabetes possui tratamento e controle. Desta maneira, o quanto antes for realizado o diagnóstico, mais cedo podem começar os cuidados. Além disso, o “tipo 2” da doença também pode ser prevenido com a prática regular de atitudes saudáveis. Bons hábitos alimentares, exercícios físicos, qualidade de vida e redução na ingestão de gordura, sal e refrigerante, entre outros alimentos, podem evitar o diabetes.

Sobre a APAD – A associação é uma entidade não governamental que trabalha há 30 anos para contribuir com a qualidade de vida dos diabéticos. Ela oferece apoio, tratamento e orientações para os portadores da doença, seus familiares e cuidadores. A entidade sobrevive de doações e parte de sua verba é proveniente das vendas do seu bazar de usados, com peças de artesanato feitas pelo clube de mães, dos alimentos diets comercializados no minimercado da associação, e também da venda de insulinas e insumos na farmácia especializada da APAD. Mais informações pelo e-mail apad@apad.org.br.

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s