Natal Sustentável

Nessa época de festividades de fim de ano o consumo e a geração de resíduos aumentam em até quatro vezes. Por isso, na hora de comemorar é sempre bom ficar atento ao consumo excessivo, colaborando para evitar o desperdício e poupar o meio ambiente.

Pensando nisso, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná preparou um guia de ações sustentáveis para as suas festas. Entre as dicas apresentadas estão dar preferência às árvores naturais com raízes, para que elas possam ser replantadas depois, reaproveitamento de enfeites do Natal passado e dar preferência à aquisição de enfeites artesanais ou produzidos com materiais recicláveis.

A iluminação deve ser feita com lâmpadas de baixo consumo, como as de LED, e com velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja, que são muito mais baratas que as tradicionais. Os cardápios devem ser pensados e comprados com antecedência para evitar sobras e desperdícios.

Nas festas, evite o uso de pratos, talheres e copos descartáveis. Sujos, eles não são reaproveitados totalmente. Além de mais barato, utilizar louça convencional é bem mais sustentável. Nas compras leve a própria sacola e dispense as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos.

Confira todas as dicas de decoração, ceia, presentes e enfeites de Natal: http://goo.gl/tnxwq3

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s