Exemplos de mudança

Para terminar bem o mês de setembro e começar outubro melhor ainda trazemos hoje dois exemplos super bacanas de mudança de vida que fazem toda a diferença. A primeira é de uma estrangeira belga que largou o trabalho de fisioterapeuta e produtora artística em Bruxelas para dedicar a vida ao próximo em projetos sociais no Brasil.

Martine Renwart se mudou para Corumbau, interior da Bahia, para ajudar no desenvolvimento da comunidade local. Essa determinada mulher já promoveu várias mudanças na região. Cumpriu seu papel social e deu sua contribuição para os moradores. Um exemplo de alguém que mesmo tendo condições de tocar a vida sem ter que se preocupar com os problemas dos outros, largou sua zona de conforto para proporcionar uma vida melhor aos mais necessitados.

A entrevista com a empreendedora social foi publicada no site “Agora Sim!” (http://agorasim.blog.br) que é o primeiro que fala sobre mudança de empregos no país e é nossa segunda dica de transformação. Nesse espaço interessantíssimo as pessoas são estimuladas a partir de exemplos, como o citado acima, a trabalhar com o que realmente gostam, mesmo que isso inclua mudar totalmente o ramo de profissão.

Confira um trecho da entrevista:

Agora Sim – Qual foi seu primeiro projeto com a comunidade?
Martine Renwart – Naquela época, aqui não tinha água, energia, não tinha nada. Resolvi ajudar no que eles precisavam. E a questão da água foi prioridade. Todo ano, eu fazia eventos em Bruxelas para arrecadar dinheiro para os meus projetos daqui. Meus amigos também vinham pra cá e ajudavam muito. O projeto da água foi muito grande.

E deve ter mobilizado muitas pessoas, né?
Demais, porque quando não tem água, não tem banheiro, não tem saúde. Eu comecei a construir um banheiro para cada casa da comunidade, com chuveiro, pia e vaso. Depois, construímos fossa para todas as casas.

Tudo com recursos próprios?
Sim, e com as doações que vinham da Bélgica. Em 2005, trouxe dois engenheiros de lá para fazer o poço aqui, com 128 metros de profundidade. Isso foi pago por uma empresa da Europa. E, com o dinheiro que recolhi, fiz banheiros, fossa, canalização e reservatório.

E a mão de obra? Foi daqui?
Eu sempre contei com algumas pessoas que sabiam fazer o serviço e o resto eu buscava na comunidade mesmo. Tinha um profissional olhando e o pessoal daqui fez um mutirão para ajudar. Foi maravilhoso! A comunidade inteira trabalhou na canalização.

A senhora está realizando algum outro projeto, hoje em dia?
Estou trabalhando em um projeto de percussão com 20 jovens da comunidade. Quero ajudar a construir um futuro pra eles, porque eles não têm referência nenhuma. Uma vez por mês, estou trazendo um professor de Salvador para dar aulas de percussão e, agora, tem um professor da Portela aqui. Em janeiro, vou levar todos pro Rio, para o ensaio da Portela.

Que bacana! E como eles se sentem?
Eles adoram! A música é importante, claro. Mas, pra mim, mais importante ainda é a formação do grupo, é ver eles trabalhando juntos, se respeitando, tendo disciplina. Também estou tentando abrir com esse grupo uma micro empresa para fabricar instrumentos musicais. Consegui a parceria de uma empresa muito grande de são Paulo e foi muito bom!

O que te deixa mais feliz em Corumbau?
Tudo. Viver com a comunidade é incrível! A vida aqui é tranquila, apesar do dia a dia ser um pouco complicado, porque a maioria dos moradores é pescador e pescar é muito complicado. Quando o vento atrapalha, não tem pesca. Se não tem pesca, não tem dinheiro, e se não tem dinheiro, não tem nem comida. É muito difícil.

Em algum momento, pensou em desistir e ir embora?
Ainda não, mas um dia vai acontecer. Primeiro, pela minha idade e, segundo porque acho que em algum momento o meu trabalho aqui com eles vai acabar. Eu já estou conseguindo o que queria, que é ajudá-los a ser totalmente independentes, saber o que querem, saber falar, pedir as coisas… Estou tentando abrir os horizontes deles. Quando não precisarem mais de mim, vou achar maravilhoso, mas não vou ter mais a necessidade de viver aqui.

A matéria completa você confere no link http://agorasim.blog.br/?p=3539. Aproveite a visita no site do Agora Sim e confira inspirador trabalho também desenvolvido por lá.

Que esses exemplos possam encher de inspiração o seu outubro!!

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s