Caminhada no domingo

Neste domingo (8), Dia Mundial da Fibrose Cística (hum? Que isso? Já vamos tentar explicar!), uma caminhada será realizada para divulgar a doença em 8 grandes cidades brasileiras. E Curitiba não vai ficar de fora. Aqui a concentração será às 9h na Praça Tiradentes, em frente à catedral. De lá a caminhada segue em direção ao Largo da Ordem. Durante o percurso serão distribuídos panfletos informativos e orientações.

A Fibrose Cística, também chamada de Beijo Salgado, é uma doença ainda pouco conhecida. Nós, por exemplo, não tínhamos conhecimento algum sobre o assunto e por isso mesmo fomos atrás de informações para ajudar na divulgação da doença e do evento realizado no próximo domingo.

Então vamos lá: trata-se de uma doença genética, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida praticamente normal. No entanto, a falta de informação pode trazer sérios transtornos que se agravam, dependendo tanto em relação à mutação genética da pessoa, quanto ao ambiente físico e emocional em que o paciente se encontra.

Os principais sintomas são: pneumonia de repetição; tosse crônica; desnutrição; dificuldade de ganhar peso e estatura; movimentos intestinais anormais; pólipos nasais; sabor muito salgado na pele ou suor mais salgado que o normal e uma espécie de alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés.

A identificação da Fibrose Cística pode ser feita através do teste do pezinho e confirmada através do teste do suor ou de exames genéticos. O Instituto Unidos pela Vida, que organiza a caminhada com o apoio de várias associações de assistência aos pacientes da doença no país, trabalha na divulgação dos sintomas da doença para torná-la mais conhecida e o tratamento mais acessível. Mais detalhes sobre o tema podem ser obtidos no site http://www.unidospelavida.org.br.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Então aproveite para participar da caminhada e esclarecer seus questionamentos. O contato para mais informações sobre o evento em Curitiba é o telefone (41) 9636-9493 (Verônica Stasiak) ou o e-mail veronica@unidospelavida.org.br.

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s