Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e queremos saber o que você tem feito para contribuir para a preservação do mundo em que vivemos. Alguns dirão eu separo o lixo reciclável, outros eu troquei o carro pela bicicleta, ou ainda pratico o consumo consciente. Agora, boa parte das pessoas dirá apenas eu não faço nada. Ai, ai, ai. Exclama, o meio ambiente que reclama daqueles que acham que não podem fazer nada por um mundo melhor.
Neste dia de reflexão sobre nossas atitudes sustentáveis trazemos um exemplo inspirador. Um menino de apenas 10 anos criou uma empresa de reciclagem que doa parte do lucro para crianças sem-teto. O garoto norte-americano, Vanis Buckholz, da Califórnia, começou o projeto com apenas sete anos incentivado pelos pais e escola. Por conta própria, ele decidiu começar a juntar lixo para a reciclagem. O negócio começou pequeno, apenas com o material recolhido em sua casa, depois passou para a vizinhança, para além dela, até se tornar a empresa My ReCycler.
Vanis é um dos mais jovens eco-empreendedores do mundo. E não bastasse isso, assim que a empresa cresceu para valer, ele passou a doar 25% dos lucros para um projeto social que apoia crianças e famílias sem-teto, o Project Hope Alliance. Caramba, um baita exemplo de que, às vezes, o que falta é força de vontade. Terminamos o texto com uma frase deste garoto que resume bem o espírito deste dia dedicado ao meio ambiente: “É muito fácil não fazer nada. Mas é muito bom fazer alguma coisa! Sempre digo a meus clientes que ‘qualquer coisa ajuda’. Mesmo uma simples garrafa”.