Dia Mundial sem Tabaco

Hoje, 31 de maio é Dia Mundial sem Tabaco. A data, criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1987 serve para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, o esforço é para conscientizar o maior número de fumantes possível sobre os malefícios do cigarro.

Em 2013 a campanha é pela proibição de publicidade, propaganda e patrocínio do tabaco. O foco está na prevenção, para evitar que crianças e jovens sejam atraídos pela publicidade a experimentarem o primeiro cigarro.

Alguns dados são alertantes. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo cigarro. Além disso o tabaco pode causar câncer de estômago, mama, bronquite crônica, arritmia cardíaca, acidente vascular cerebral e infarto. Um dado positivo é que hoje 15% da população brasileira fuma. Mas onde está o positivo nisso? Há 10 anos esse número era 30%.

Quem para de fumar, tem benefícios imediatos.  A pressão arterial e a frequência cardíaca caem imediatamente. Depois de um ou dois dias, os níveis de monóxido de carbono também caem. Porém, para se eliminar a doença demoram alguns anos, o que deixa o indivíduo suscetível a algumas doenças por alguns anos.

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s