O que fazer com um celular velho?

Quem nunca trocou de aparelho celular, seja por algum problema ou por querer um mais moderno, que atire a primeira bateria. A realidade é que muita gente tem guardado em casa celulares antigos, que não são usados para mais nada, e não sabe o que fazer com eles. A atitude mais sensata seria evitar o acúmulo desse material, trocando o celular somente quando for realmente necessário, ou seja, no caso dele não funcionar mais ou de ser roubado.

Mas como na prática as coisas geralmente não funcionam assim, listamos abaixo algumas alternativas do que fazer com aparelhos celulares antigos, que não são mais usados. Seja qual for o destino escolhido, é importante ressaltar que não se deve NUNCA jogar o celular em um cesto de lixo comum ou, pior ainda, deixá-lo na natureza. Os fabricantes afirmam que entre 60% e 80% dos celulares podem sim ser reciclados, sendo que o componente que mais merece atenção no descarte é a bateria.

Confira as opções:

– Ligue para o fabricante: entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do fabricante para saber onde entregar o seu celular. Muitas empresas mantêm postos de coleta em assistências técnicas ou lojas autorizadas, que encaminham os aparelhos coletados para um descarte apropriado. Alguns fabricantes inclusive incentivam a prática fornecendo ao cliente bônus em créditos. Há também operadoras telefônicas que apoiam e coletam o descarte consciente desse tipo de material.

– Recicle: existem empresas que fazem o reaproveitamento de aparelhos eletrônicos. Entre em contato com a prefeitura de sua cidade e peça informações sobre postos de reciclagem que recebam aparelhos celulares.

– Doe: mesmo que o celular seja de um modelo mais antigo, se funcionar normalmente ele pode ser doado para alguma instituição social, de sua preferência, que possa utilizá-lo ou vender o aparelho em um bazar para arrecadar fundos. Com certeza a ONG que puder reaproveitar o celular de alguma forma vai ficar muito feliz com a sua doação.

Não se esqueça de antes de se desfazer de um celular apagar todos os dados contidos nele como agenda telefônica, dados pessoais, mensagens, fotos, músicas, entre outros. Tomar esse simples cuidado evita aborrecimentos futuros com o uso indevido das suas informações pessoais.

E, é claro, aqueles que puderem se dar ao luxo de viver sem celular algum devem se jogar nessa ideia. Afinal, é muito bom não estar disponível o tempo todo para uma ligação inoportuna e evitar estresses desnecessários.

E você, já trocou quantos aparelhos celulares? O que você fez com eles? Conte para a gente!!!

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s