De 15 a 26 de abril, quase três milhões de doses da vacina contra a gripe serão distribuídas gratuitamente em todo o Paraná. O anúncio foi feito na última segunda-feira (1º) pelo Estado e a meta é vacinar 80% do público-alvo.
A vacinação, que protege contra os três tipos de gripe, incluindo a Gripe A, objetiva alcançar crianças com idade entre seis meses a menores de dois anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, indígenas e população do sistema penitenciário. Neste ano, mães em período pós-parto de até 45 dias e doentes crônicos também deverão receber a dose.
Quem não está incluso nestes grupos poderá procurar as clínicas e laboratórios particulares e comprar a vacina no valor de aproximadamente R$ 75,00.
A vacina contra as Influenzas (vírus da gripe) tem uma janela imunológica de 15 dias. Após a aplicação ela demora em torno de duas semanas para conceder imunidade.
Os sintomas da gripe A são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. Fique atento às pessoas que apresentarem febre alta, acima de 38º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Aos primeiros sintomas, procure um posto de saúde.
Para prevenir-se da doença é simples.
* Tome a sua dose da vacina;
* Lave frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfete-as com produtos à base de álcool;
* Jogue fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evite aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não compartilhe copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
Em Curitiba, as vacinas estarão disponíveis nos postos públicos de saúde a partir do dia 15 de abril.