Capacitação profissional

Grandes empresas, em parceria com a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), que capacita e encaminha pessoas com necessidades especiais gratuitamente para o mercado de trabalho, oferecem curso de aprendizagem profissional. Podem participar jovens entre 14 e 22 anos, sem qualquer tipo de deficiência, e pessoas com necessidades especiais, acima de 14 anos, sem limite de idade. Os interessados em participar devem fazer a inscrição até sexta-feira (8) por meio do telefone 3153-6187, com Lidiane Skuri, ou pelo e-mail recrutamento@maisaprendiz.org.br.

Adailton Ferreira da Costa, de 33 anos, que há mais de 10 anos tem o lado direito do corpo paralisado, já participou dos cursos promovidos pela Unilehu e aprovou a experiência. “Com a lei de cotas facilitou bastante para o deficiente encontrar emprego, sempre tem vaga sobrando. O problema é que tem pessoas com deficiência que não se interessam e outras sem qualificação”, afirma.

A instituição primeiro prepara o candidato para depois ter condições de inseri-lo no mercado de trabalho. Mas não é apenas o trabalhador que precisa de capacitação, a empresa também é preparada para recebê-los. A Unilehu orienta e esclarece dúvidas por meio de reuniões e treinamentos para que a empresa se adapte, não apenas fisicamente, as limitações de cada pessoa. “Só contratar o funcionário não adianta porque a empresa sem preparação não vai conseguir reter uma pessoa com deficiência por muito tempo na função”, explica a presidente da universidade, Andréa Koppe.

O que diz a Lei de Cotas?

A empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

Até 200 empregados – 2%
De 201 a 500 – 3%
De 501 a 1000 – 4%
De 1001 em diante – 5%

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s