A prefeitura de Curitiba anunciou nesta segunda-feira (4) a criação de uma Guarda Municipal de Proteção Animal na cidade. Farão parte desse novo projeto quatro agentes da Guarda Municipal, selecionados e capacitados para atuar na área de defesa aos animais. “Eles vão ser enviados junto aos profissionais nos casos de denúncias”, explicou o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Alexander Welker Biondo. “Em Curitiba, maus tratos vão ser tratados como casos de polícia”, acrescentou.
O departamento desenvolve trabalhos que visam o controle de cães e gatos, por meio de castrações, e o combate aos maus tratos e abandono de animais. Outros objetivos defendidos são o controle e restrição do comércio, substituição do uso de animais para tração por meios alternativos e a implementação de unidades móveis de atendimento veterinário.
Castração – As atividades da 1º Campanha Municipal Gratuita de Castração de Cães devem começar no início de março, em Curitiba. A previsão é de que sejam esterilizados cerca de seis mil cães em um ano.