No mês mundial de combate ao câncer de mama o blog não poderia deixar de apoiar esta nobre causa. O movimento “Outubro Rosa”, que acontece em todo o mundo, chama a atenção para a atual realidade da doença e busca conscientizar homens e mulheres (sim, homens também são vítimas da doença, embora em menor número) sobre a importância do diagnóstico precoce.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a cada ano são diagnosticados três mil novos casos de câncer de mama apenas no Paraná, sendo que cerca de 700 mulheres morrem a cada ano no estado por causa da doença. Ponto. Esses dados já são suficientes para justificar a relevância dessa iniciativa que busca salvar vidas.
Toda mulher com 40 anos de idade, ou mais, deve procurar anualmente um centro médico para realizar o exame clínico das mamas. A partir dessa idade o serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não seja notado nenhum sintoma. Mas toda mulher, de qualquer idade, pode realizar o autoexame das mamas, apalpando os seios com as mãos. Ao notar alguma alteração procure ajuda médica. Mulheres, não esqueçam de que mesmo sem observar anormalidades, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde, como um ginecologista, por exemplo.
Não deixe de realizar o seu exame.
Você tem o DEVER de cuidar da sua saúde.
Você tem o DIREITO de fazer a mamografia.
Perder TEMPO é perder VIDA.
Gostou da campanha? O movimento se utiliza da cor rosa para lembrar a todos sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Viu alguma coisa que originalmente não é rosa com esta cor? Então já sabe do que se trata. Aproveite que outubro ainda não acabou e deixe alguma coisa rosa em sua casa ou no local de trabalho para que ninguém se esqueça dessa luta.