Ai, gente. Pense numa data que dá uma saudade imensa de um monte de gente legal que já passou pela minha vida e ao mesmo tempo uma revolta pela atual situação em que se encontram esses amados. Dia do professor é assim mesmo pra mim (Daiane). Fico pensando em como estarão todos (tá, nem quase todos, tem sempre um ou outro que passam sem marcar as nossas vidas, né?), quantos outros alunos já foram privilegiados por conhecerem esses figurinhas e desfrutarem do extenso conhecimento acadêmico e, principalmente, de vida desses super-heróis. São homens e mulheres com superpoderes para enfrentar uma difícil realidade da educação (pública) brasileira.
Eu sempre estudei em escola pública (com exceção do ensino superior) e sei bem das inúmeras dificuldades encontradas. Já tive aulas em baixo de árvore porque ninguém suportava o calor da abafada e minúscula sala de aula. Comi sopa, polenta e até arroz com feijão fornecido pela escola em caneca porque o colégio não tinha prato (ah, isso quando tinha caneca e não precisávamos levar de casa). E na época em que as coisas começaram a melhorar tínhamos um lindo laboratório de química que não era utilizado por falta de materiais e instrumentos (e sabe-se lá se ele já foi usado um dia).
Somado a toda falta de infraestrutura professor ainda tem que aguentar aluno mau educado, pais mais maus educados (que defendem os erros dos filhos), gestão ineficiente, salário miserável e falta de valorização profissional. Enfim, não é fácil ser mestre. Mas mesmo assim eles não desistem da luta (ainda bem!).
Ah, lembram do vídeo da professora Amanda Gurgel, que alcançou mais de dois milhões de acessos no Youtube? A mulher soltou o verbo em uma audiência pública, na Assembleia Legislativa, sobre a situação da educação no Rio Grande do Norte e fez questão de mostrar o contracheque de seu salário de apenas R$ 930,00. Na última eleição ela foi a candidata a vereadora mais votada de Natal com a promessa de defender a destinação de 30% do Produto Interno Bruto para a educação. Agora é torcer para que seu discurso possa se transformar em ações concretas. Boa sorte professora.
E você, que histórias de superação tem para compartilhar com a gente sobre a situação da educação pública em nosso país?
Feliz Dia do Professor!!!