Comemora-se hoje, 2 de outubro, o Dia Internacional da Não-Violência. Data criada pela ONU em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse mesmo dia, em 1869, na Índia. Ele foi um dos maiores líderes pacifistas da história, levando multidões a conhecer e a praticar o significado da não-violência, na sua luta pela independência da Índia. “Posso até estar disposto a morrer por uma causa, mas nunca a matar por ela!”, comentou, certa vez, o líder indiano.
Mas e o que é que nós temos haver com isso? Tudo. Simplesmente tudo. Nossos noticiários mostram diariamente notícias resultado de violentas ações. A violência nos cerca em diversos ambientes que vão de casa ao ambiente de trabalho. E utilizar atitudes de não-violência para resolver nossos problemas significa sermos pacíficos e não passivos na história. É agir de forma coerente e firme, sem aceitar qualquer forma de violência.
Para comemorar a data a ONG Não-Violência promove na próxima quinta-feira (4) a palestra “Não Violência: Uma Questão de Atitude”. O encontro vai abordar valores e conceitos da não-violência e da justiça e sobre como ser um líder pacífico. As vagas são limitadas e a inscrição gratuita. Para se inscrever acesse o link http://bit.ly/Q20guM
O projeto, que acredita e investe em prevenção, atua em escolas de Curitiba, para ensinar crianças, adolescentes, pais e educadores a aprender a valorizar princípios como o respeito, a tolerância, o diálogo e a solidariedade.
Serviço
Palestra “Não Violência: Uma Questão de Atitude”
Dia: 04-10-2012
Horário: Das 19 às 21 h
Local: Escola da Magistratura – Rua Ernani Santiago de Oliveira, 87, Centro Cívico, Curitiba
Inscrição: gratuita
Vagas disponíveis: 77
Outras informações: (41) 3254-1643 ou naoviolencia@naoviolencia.org.br