Recicle seus conhecimentos. Doe livros!

Gente, se vocês são como eu (Daiane) e doaram ler livros, com certeza, devem ter alguns exemplares aí em casa. Eu, pessoalmente, não costumo comprar livros porque gosto muito de emprestá-los, seja em bibliotecas ou com amigos. Mas mesmo assim confesso que tenho vários deles. Tem pessoas que fazem uma minibiblioteca com os livros ou utilizam na decoração. Outras (me incluo nessa categoria) apenas deixam os livros pegando pó em alguma parte da casa. Sabedoria que fica escondida nas páginas empoeiradas, sem nenhuma outra utilidade a não ser atrapalhar.

Mas olha só que ideia interessante para resolver esse problema. Aqui em Curitiba existe uma “Biblioteca Livre” em é possível emprestar e doar livros sem burocracia alguma. Você vai até biblioteca, escolhe um livro para usar no local, ou levar embora para ler, e pronto. Não precisa nem fazer cadastro. É só pegar e levar. Simples assim.

Lá você encontra cerca de 200 obras doadas ou trazidas como troca por pessoas que emprestam livros da biblioteca. Tem até doações de escritores locais que utilizam o espaço para divulgar o material de trabalho. Que tal desapegar e doar alguns livros para o projeto? Fazer o conhecimento preso em seus livros se libertar em novas mentes? A iniciativa tem dado muito certo e o número de livros que não retornam é cada vez menor.

A biblioteca utiliza uma criativa comunicação visual, com adesivos e carimbos, que estimulam a circulação dos exemplares e procuram reduzir o número de leitores que não devolvem o livro e não o passam a diante. Todos os livros recebem um adesivo na capa que dá a mensagem de forma clara: “Posso transformar uma vida! Ajude-me a encontrar alguém que esteja precisando de minhas palavras”!

A biblioteca livre fica no Shopping Omar (Rua Comendador Araújo, 268, Centro) e funciona de segunda a sexta-feira das 9h30 às 20h e aos sábados das 9h30 às 18h. Aparece lá para conferir a iniciativa e contribuir com a continuidade do trabalho. Mais informações no telefone (41) 3016-3400.

Outra opção é doar livros usados para a Biblioteca Pública do Paraná. Eles aceitam livros atuais, documentos de valor histórico e sociocultural, obras raras e livros de literatura que estejam em bom estado de conservação e com a paginação completa. As doações recebidas são aproveitadas no acervo central, em bibliotecas sucursais, itinerantes, públicas municipais, escolares e comunitárias de todo o Paraná.

A biblioteca também aceita doação de livros como forma de negociação com  usuários do espaço que perderam livros emprestados ou possuem multas de atraso na entrega.

Agora é com vocês. Escolha, pelo menos, um livro que está aí parado na sua estante e compartilhe conhecimento. O mundo todo sai ganhando.

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s