Como economizar papel?

A gente sempre vê campanhas pedindo a redução do consumo de papel. Seja em empresas, escolas e até mesmo em nossa casa. Mas o que podemos fazer para economizar papel e assim não agredir tanto o meio ambiente?

O primeiro passo é tomar consciência da quantidade de papel que você gasta diariamente ou semanalmente. Economia de papel não significa só deixar de imprimir todos os seus e-mails importantes. Papel está presente em embalagens de produtos, livros, revistas, jornais, documentos, xérox… Desperdiçá-lo sem qualquer reaproveitamento é outro problema. Quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado. Aliás, se você não sabe, para produzir um quilo de papel são gastos 540 litros de água. E para cada tonelada de papel virgem, 12 árvores são derrubadas.

Ás vezes chegamos a pensar que as pessoas estão mais conscientes com relação a isso. Recebo muitos e-mails com aquelas mensagens conscientizadoras: “Economize papel – Pense antes de imprimir!”

Mas não é isso que acontece. O consumo de papel aumenta diariamente por causa do índice de crescimento da população e de empresas. Não é a toa que a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil está montando mais uma nova mega fábrica no Paraná.

Pensando nisso, se você realmente quer ajudar de alguma forma, algumas atitudes simples resolvem. Que tal fazer o seu papel?

Pense para imprimir
Comece imprimindo apenas o que é realmente necessário, como por exemplo, contratos. Atualmente existe um programinha para download, super bacana, que bloqueia impressão de arquivos. Basta salvar em extensão .wwf que o arquivo não imprime.

Entenda sua impressora
O texto cortou, a planilha saiu pela metade… e lá se vai um monte de papel até a impressão sair do jeito que você quer. Aprenda a configurar e visualizar a impressão antes de dar o “ok” no botão pra “ver como fica”. Deixar a impressora no modo rascunho também é interessante, pois evita gasto de tinta sem necessidade.

Sem espaços em branco
Se for imprimir muitas folhas, no caso de apostilas, manuais ou textos longos, use os dois lados. Além de economizar papel, o material vai ficar mais leve e prático de carregar.

Bloco legal
Bloquinhos de anotação são super úteis: dá pra fazer a lista do supermercado, anotar tarefas do dia, deixar um recado… Faça o seu próprio bloco reutilizando o verso de folhas que já foram usadas.

Recicle
Não dá mais pra reaproveitar o papel usado? Separe-o para reciclagem. Embora o processo também consuma energia, o papel reciclado evita derrubada de mais árvores e consome menos água ao ser produzido.

Lembre-se: A primeira medida é não misturar com outros materiais, para facilitar a separação e evitar que algum material suje o papel. Outra recomendação é evitar AMASSAR O PAPEL. Papel rasgado diminui o volume do material a ser transportado, facilita a separação, a moagem e a compactação do papel a ser reciclado. Portanto rasgue ou pique para facilitar o processo de reciclagem.

Produtos
Por fim, empreste seus livros. E pense antes de consumir tantos produtos cheios de embalagens. Prefira os mais simples.

Anúncios

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s