Depois de uma reflexão séria, agora é hora de saber de boas histórias que podem nos servir de exemplo e inspiração. Essa, é a prova de que uma pessoa consegue mudar uma dura realidade sozinho. Basta querer!
Ryan Hreljac, tinha apenas seis anos quando a professora da escola contou como as crianças da África vivam. Soube que várias morriam de sede ou morriam por ingerir água contaminada. As condições de saneamento eram péssimas e as crianças tinham que andar vários quilômetros por dia para conseguir um pouco de água. Suja e escura, longe de ser potável. O menino canadense ficou muito comovido. Ryan perguntou a professora quanto custaria para levar água aos pobres africanos. A professora disse que um pequeno poço poderia custar cerca de 70 dólares. O menino pediu o dinheiro para a mãe e fez trabalhos domésticos durante quatro meses para juntar o valor. Quando reuniu os 70 dólares e pediu à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan para comprar seu poço para os meninos da África.
Lá desobriu que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares. Sabendo que a mãe não teria tanto dinheiro pra lhe dar, Ryan prometeu voltar e arregaçou as mangas. Convenceu amigos, vizinhos e parentes de todo o bairro onde morava, e com serviços prestados conseguiu o dinheiro necessário. Ryan voltou triunfante a WaterCan para pedir seu poço, que foi perfurado em janeiro de 1999 em uma vila ao norte de Uganda.
Ryan não parou de arrecadar fundos e de viajar o mundo buscando apoios. Em 2000 ele conseguiu viajar para conhecer de perto o povoado onde havia sido perfurado seu poço. Foi recebido com festa e ficou surpreso pois havia milhares de crianças enfileiradas batendo palmas para ele. Os líderes do aldeia levaram Ryan até o poço e lhe pediram pra ler o que estava escrito no concreto: “Poço de Ryan. Financiado por Ryan Hreljac. Para a comunidade de Angolo”
Hoje Ryan tem 21 anos, e tem a própria fundação. Ajudou a construir mais de 630 poços e 700 latrinas, levando água potável e serviços de saneamento básico para mais de 705.000 pessoas. Hoje o garoto é reconhecido pela Unicef como Líder Global da Juventude e continua dedicado e empolgado com seu trabalho na Fundação, dando palestra em vários países, escolas, igrejas, clubes, eventos e conferências, falando de forma apaixonada sobre a necessidade de água limpa em todo o mundo. Ensina também a população local a cuidar corretamente dos poços e da água.
Este é o vídeo que conta um pouco desta história e mostra o momento em que Ryan chega ao vilarejo na África.
eu fazeria o mesmo para ajudar os africanos
muito lindo isso ! meus parabéns ! eu aplaudo você de pé !!!