Tem gente que se importa com você e quer te ouvir…

Mais de 500 amigos no Facebook, mas nenhum que seja amigo de verdade. E naquelas horas difíceis de angústia, solidão e tristeza não há ninguém para desabafar… O que talvez você não saiba é que existem milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil se revesam, 24 horas por dia, para fazer algo muito simples: ouvir.

Isso mesmo. Eles apenas escutam o que o outro tem a dizer. E com este gesto tão singelo conseguem salvar vidas. São eles que mantêm há 50 anos o programa de prevenção ao suicídio do Centro de Valorização da Vida (CVV). Por ano, mais de 1 milhão de pessoas ligam em busca de apoio emocional para um dos 70 postos de atendimentos do CVV em todo o país.

Os voluntários ficam a disposição de alguém que está do outro lado da linha e que por causa de algum problema vive um conflito emocional. Nos cerca de 10 a 40 minutos, tempo médio de uma ligação, os ouvintes não oferecem nada de material, apenas escutam o que essas pessoas têm a dizer, sem fazer julgamentos ou dar conselhos.

“Toda pessoa é capaz de resolver um problema desde que esteja bem emocionalmente, por isso não damos conselhos. Até porque essas pessoas não querem conselhos, querem ser ouvidas”, esclarece o integrante da regional de divulgação, Quintino Dagostin. Na unidade de Curitiba, que existe há mais de 30 anos, 46 voluntários se revezam por quatro horas e meia semanais para atender mais de 15 mil ligações por ano e mostrar a essas pessoas que alguém se importa com elas.

“Ao final da conversa a pessoa geralmente agradece pelos conselhos que recebeu, mesmo que não se tenha falado quase nada, isso porque o conflito emocional diminui e ela consegue pensar em uma saída”, conta Quintino, que é voluntário há mais de 15 anos. Dentre as cerca de 40 ligações registradas diariamente, pelo menos uma se trata de pessoa que já pensa em tirar a própria vida.

O meio de contato mais utilizado é o telefone 141, ou (41) 3342-4111, no qual há atendimento 24 horas por dia. Mas o atendimento também é realizado pessoalmente na sede da CVV na Rua Carneiro Lobo, 35, no bairro Água Verde, das 8h às 18h, sem necessidade de marcar horário, e pela internet no chat www.cvvweb.org.br.

Os serviços oferecidos tem sigilo e anonimato garantidos, todas as crenças são aceitas, sendo que é proibido interferir na vida do usuário do atendimento, dar conselhos ou pregar alguma religião.

Visite o site: www.cvv.org.br

Serviço

CVV – Centro de Valorização da Vida
Endereço: Rua Carneiro Lobo, 35, Água Verde, Curitiba
Telefone: (41) 3342-4111
E-mail: curitiba@cvv.org.br
Atendimento 24 horas

Deixe seu comentário que em breve ele será respondido. Agradecemos sua participação. Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s