Hoje em dia tudo parece ser inteligente, menos o ser humano. Vale aqui relembrar a reflexão do líder espiritual Dalai Lama ao responder a pergunta “O que mais te surpreende na humanidade?”. A resposta do sábio homem foi espetacular:
Os homens… Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E, por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… E morrem como se nunca tivessem vivido.
E ter mais pessoas inteligentes requer mais investimento em educação. O ensino, principalmente das escolas públicas, deixa a desejar e cada vez mais forma-se analfabetos funcionais que não sabem compreender e interpretar o mundo a sua volta. Pessoas incapazes de reagir ao sistema, manipuladas pelos detentores de poder.
O atual período eleitoral em que nos encontramos é propício parar para observar quais são as propostas concretas que os candidatos têm em relação a educação de crianças e adolescentes que são o futuro do país.